Psicóloga Luiza Mousinho Macário

ABORDAGEM
Psicologia Existencial
A Psicologia Clínica com base no existencialismo de Sartre tem como princípios fundamentais a liberdade e a capacidade dos seres humanos de ressignificar o seu passado, de agir no presente e de modificar o seu futuro.

Visão
Para Jean Paul Sartre (1905 a 1980) - Filósofo francês, autor de mais de 60 livros - a nossa personalidade é construída a partir do momento em que vamos nos relacionando com o mundo e com as outras pessoas ao nosso redor. Quando vivemos uma experiência importante - mesmo que passe a fazer parte do passado - a forma como refletimos e nos apropriamos dessas reflexões constitui grande parte da nossa personalidade. E ao mesmo tempo passam a interferir em nosso futuro de forma significativa.
Caminho
O terapeuta existencialista busca instrumentalizar o paciente em seu movimento no mundo. Um passo importante para isso é retomar essas vivências. Fazendo uma descrição detalhada e identificando elementos que não foram assimilados durante as ações.
Em uma situação podemos estar tomados por emoções e com dificuldade de criar uma compreensão crítica de todos elementos envolvidos.
Por isso, retomar, descrever e identificar esses elementos pode ajuda-lo a perceber e compreender a situação de forma diferente. Alterando também parte de sua personalidade.
